Museu de Paleontologia

VISITA CULTURAL AO MUSEU DE PALEONTOLOGIA DE MONTE ALTO

O Colégio Artemaior no dia 14 de agosto, proporcionou aos alunos do 6° e 7° ano uma visita cultural ao Museu Histórico, Paleontológico e Arqueológico de Monte Alto/SP. Sob a orientação e condução da Professora de Ciências Biológicas Bruna Milani Justiniano Lopes, o projeto, atingiu seu objetivo - levar aos alunos  conhecimento e  questionamento sobre a vida na terra dentro da teoria darwiniana, a evolução das espécies.

O Museu de Paleontologia foi inaugurado em 22 de julho 1992. Em 27 de junho de 2011 foi nomeado com o nome de seu fundador, passando a se chamar Museu de Paleontologia "Professor Antonio Celso de Arruda Campos". A instituição surgiu para abrigar os fósseis descobertos em pesquisas realizadas na região de Monte Alto e em outros municípios do oeste paulista, onde afloram as rochas da Bacia Bauru.

Atualmente, além das pesquisas locais, a equipe do museu desenvolve trabalhos técnico-científicos de prospecções e remoções de fósseis em vários outros municípios do estado, ampliando e enriquecendo ainda mais o acervo do museu. Destacando também a importância da preservação de um patrimônio histórico e cultural, através de uma exposição feita de documentos históricos e milhares de peças doadas pela população e vivenciar o modo de vida e costumes de uma tribo que habitou a região, envolvendo-se na pré-história paulistana e aprimorar o conhecimento sobre a cultura indígena.

Vivenciar os aprendizados da paleontologia estudados anteriormente através do acesso a fotos e painéis explicativos, reconstruções artísticas de animais pré-históricos, coleções de fósseis, descobertos pela equipe do museu e também doações por outras instituições, amigos e professores.

O acervo fossilífero é composto principalmente, por restos de insetos, moluscos bivalves, peixes, quelônios, crocodiliformes e dinossauros.

Para nossa surpresa e admiração, o Professor Antonio Celso, presenteou-nos com uma aula extraordinária sobre os fósseis, descobertos por ele. Nossos alunos viveram momentos de grande emoção e encantamento com o seu vasto conhecimento.