Nosso Colégio

•  BIBLIOTECA (um acervo completo de obras clássicas)

Objetivos – colocar a disposição dos usuários um acervo que atenda às necessidades de informação para atividades de ensino e pesquisa. Criar um ambiente favorável de cultura para motivar, nos usuários, o prazer da leitura. Desenvolver o senso de responsabilidade, habituando o aluno a participar de um bem coletivo, respeitando os direitos alheios, aplicando princípios democráticos. Conscientizar os alunos de que a biblioteca é fonte segura e atualizada de conhecimentos e informação.

•  LABORATÓRIO DE BIOLOGIA, CIÊNCIAS E QUÍMICA

O Laboratório de Biologia possui capacidade para 40 alunos com bancada para uso dos microscópios pelos alunos e pias para lavagem dos materiais utilizados. Tem como principal objetivo atender com qualidade às demandas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, principalmente no que se refere às aulas de biologia celular e práticas de ensino de ciências e de biologia.

O laboratório, tanto de Química, Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos. Tais instrumentos são chamados de vidrarias, as vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperados, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele.

• SALA DE ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA E TEATRO

Despertar e promover a troca de experiências de linguagens artísticas entre os cursos oferecidos, priorizando a experiência dos alunos em contato com outras linguagens, porque hoje, na escola, as disciplinas estão separadas, mas é muito interessante pensar a arte como uma corrente estética que se reflete na música, nas artes visuais, na dança e no teatro, agregando os cursos, proporcionando trocas de experiências, conhecimento e habilidades, o que chamamos de cênico musical.

•  ÁREA DE RECREAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Organizado para crianças, tendo em vista o princípio que afirma as necessidades de movimento e expressão como, rolar, engatinhar, correr, subir, pular, rabiscar; necessidades de brincar, observar e investigar e de interações com adultos e com seus pares. Espaço fundamental à aprendizagem e desenvolvimento da criança para que ela possa ter liberdade de expressão, em todas as suas formas, destacando-se em especial o movimento e a brincadeira como modos privilegiados de apropriação do mundo.

• QUADRA ESPORTIVA

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social. O esporte, como instrumento pedagógico, integra às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.

• MONITORAMENTO INTERNO DE SEGURANÇA

Preservando a integridade dos nossos alunos, dos funcionários e proteger o nosso bem comum, que é a escola, o Colégio Artemaior conta com um sistema interno e externo de monitoramento. As imagens geradas pelas câmaras  ficam a disposição da diretoria, que monitora o que está acontecendo dentro e fora do colégio.

• REFEITÓRIO

O refeitório escolar visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, segundo normas gerais de higiene e segurança alimentar a que estão sujeitos os gêneros alimentícios.

•  LANCHONETE

Lanche na escola: na cantina ou na lancheira; veja opções saudáveis.

Na lancheira

Sempre coloque uma fruta. Opte por mandar suco ou iogurte;

Prefira sanduíches com pães integrais e verduras;

Bolos são boas opções, desde que evite recheios ou coberturas;

Evite salgadinhos e bolachas; estes alimentos são ricos em gorduras e pobres em nutrientes.

Na cantina

É importante que os pais visitem a cantina para conhecer os lanches oferecidos para orientar seu filho. Caso a criança já esteja acima do peso, converse com os responsáveis pela lanchonete e proíba a compra de alguns itens. Nesse caso é ideal levar o lanche de casa;

Controle o dinheiro do lanche para o seu filho. Acompanhe-o uma vez por semana e adquira o ticket correspondente ao produto que ele consumirá;

Se consumir salgados, prefira os assados.

Avise a escola caso o seu filho esteja em processo de controle alimentar;

Avalie a oferta de verduras e frutas do cardápio;

Envie sugestões para a escola, assim é possível melhorar a qualidade das refeições.