VOLTA ÀS AULAS: COMO VOLTAR A ROTINA DE ACORDAR CEDO?

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VOLTA ÀS AULAS: COMO VOLTAR A ROTINA DE ACORDAR CEDO?

Angela Beatriz Lana

 

As férias estão acabando, para alguns já acabaram, e, para alguns adolescentes, voltar à rotina de acordar cedo pode parecer algo impossível. Isso porque, durante as férias, é comum mudar os horários e dormir e acordar tarde. Mas como se habituar novamente aos horários da aula?

A otorrinolaringologista e especialista em sono Ângela Beatriz Lana explica que na semana que antecede a volta às aulas é importante que os pais orientem os filhos sobre a necessidade de retornar à rotina de acordar cedo para ir à aula, procurando ir para a cama mais cedo 15 a 20 minutos por dia e, ao mesmo tempo, acordar 15-20 minutos mais cedo a cada dia. "Ao voltar aos poucos o relógio biológico, as crianças ficam menos fadigadas nas primeiras semanas pós-férias e rendem mais no aprendizado escolar", diz ela.

Uma dica para conseguir dormir mais cedo é desligar os computadores, videogames e televisões mais cedo, e manter o quarto escuro e silencioso.

Para quem foi viajar nas férias, o ideal é voltar para casa alguns dias antes do início das aulas, pois isso dará ao organismo a oportunidade de se acostumar ao clima, à rotina e ao ambiente da sua casa.

Outra dica da especialista é em relação à alimentação. "Procure se alimentar pela manhã com proteínas e fibras. Muitos adolescentes que têm dificuldade de se alimentar pela manhã devem tentar tomar vitaminas e comer barras de cereais", diz ela.

Para aqueles que acordam mais cedo para se habituar, mas que ficam com muito sono, o conselho é ficar exposto à luz do sol por 5 a 10 minutos. Isso ajuda bastante a manter a pessoa acordada.

E depois que as aulas começam, nos primeiros dias, o sono à tarde é intenso. O correto é tirar um cochilo ou não? Ângela explica que uma soneca de 20 a 30 minutos após a escola não fará mal algum e deve ser encorajada pelos pais, porém esse período não deve ser maior, pois pode prejudicar o sono noturno.

E aquele adolescente que estudava à tarde e vai passar a estudar de manhã? Nesses casos, a adaptação gradual do corpo seria o ideal. "Aqui vale a dica de adiantar aos poucos o horário de ir para cama e o despertador, a cada 15-20 minutos diários. Além disso, não deixar de fazer a atividade física porque passou a acordar cedo, organizar os horários pós-escola e fim de tarde para manter os exercícios físicos", diz Ângela.

E quanto tempo cada um deve dormir? A especialista explica que as crianças em idade pré-escolar devem dormir por volta de 11 a 13 horas por noite. Já as crianças até 12 anos devem dormir entre 10 e 11 horas e os adolescentes, por volta de 8,5 a 9 horas.

Confira o texto completo em:http://idmed.com.br/saude-de-a-z/saude-da-crianca-e-do-adolescente/volta-as-aulas-como-voltar-a-rotina-de-acordar-cedo/dicas.html

 

Mirassol, 03 de fevereiro de 2017.

 

Lilian Joyce Sgarbi

Psicóloga