ADAPTAÇÃO DE ROTINA E CONVERSA COM FILHOS REDUZEM STRESS DO VOLTA ÀS AULAS

ADAPTAÇÃO DE ROTINA E CONVERSA COM FILHOS REDUZEM STRESS DO VOLTA ÀS AULAS

Acordar cedo, fazer as lições de casa, colocar o material em ordem. A volta às aulas pode ser uma dor de cabeça para pais e filhos. Para evitar o stress nesse período, a nova rotina deve ser planejada com tranquilidade e colaboração.

Tatiane Lopes

Depois de semanas sem ter de acordar cedo ou de fazer lição ao voltar para casa, é normal que as crianças estejam mais lentas no início das aulas. O planejamento inclui preparar-se para levar as crianças à escola, estabelecer horários de estudos e ajudar os filhos com a hora de dormir e de acordar.

Para ter sucesso, é essencial que os filhos participem do planejamento: eles podem dizer o que preferem, opinar, dar ideias e ajudar os pais a encontrar soluções para algum tipo de impasse.

A psicopedagoga Débora Corigliano ressalta que a participação das crianças facilita a execução da rotina. Afinal, nem tudo é estudo: o planejamento deve ter também horários de atividades extras, de lazer e de descanso.

Injeção de ânimo

Márcia Almirall, orientadora pedagógica (...), alerta para comentários inadequados que os pais fazem e podem ajudar para desmotivar as crianças para o retorno às aulas, como reclamar do tempo perdido no trânsito para levar os filhos à escola.

Em vez disso, os pais devem procurar passar para as crianças uma atmosfera de tranquilidade e apoio, especialmente para os que acham que a escola é um tipo de castigo.

"A escola é sinônimo de compromisso, responsabilidade e rotina. Por isso, muitas vezes, ela é considerada [pelas crianças] como um castigo", avalia Márcia.

Para motivar os pequenos, Débora lembra que a escola é um lugar de relacionamentos sociais e que a volta às aulas proporciona o retorno à convivência com colegas. (...) A escola nunca pode ser vista como punição", argumenta.

(...) Incentive - Pais e familiares devem ser positivos e motivadores no momento da volta às aulas. Leve os filhos à escola com alegria e, após o primeiro dia de aula, pergunte sobre as novidades, mostre interesse e diga o quanto aquilo também lhe empolga.

Confira o texto completo em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/07/31/adaptacao-de-rotina-e-conversa-com-filhos-reduzem-stress-do-volta-as-aulas.htm

Mirassol, 03 de fevereiro de 2017.

Lilian Joyce Sgarbi

Psicóloga